top of page

MINHAS ESPECIALIDADES

TERAPIA SISTÊMICA

A terapia sistêmica compreende que cada sujeito é um sistema, cada parte desse sistema influencia e é influenciado por todas as partes, como uma orquestra. O coração afeta a cognição, o sistema nervoso afeta os órgãos do corpo, a harmonia do todo depende do bem-estar de cada parte. 

E cada grupo social que pertencemos também é um sistema. O primeiro sistema de que participamos é a família. Nascemos em um sistema único, cheio de informações subjetivas e objetivas do que é certo e errado, conveniente e inconveniente. Todas as regras, normas já estão prontas quando desembarcamos lá, somos absorvidos por esse sistema passamos a ser um deles, um de nós.

 

Seguimos a vida pertencendo a outros sistemas, a igreja, a creche, a escola, o clube, o trabalho etc.

Os sistemas, por vezes, podem ser fontes de mal-estar e até adoecimento emocional, pois muitas vezes o sistema não promove a realização individual de seus membros, mas sim o aprisionamento das idealizações deterministas que tendem a engessar os sujeitos em papéis que atendam as demandas do todo em detrimento das necessidades individuais.

 

Muitas vezes, esse é o momento em que as pessoas buscam a psicoterapia pois estão deprimidas, ansiosas, angustiadas e não entendem como sair disso, a psicoterapia de base sistêmica poderá ajudar a pessoa entender quem ela é, como ela é, quais são suas fronteiras, quais são seus ideais para além do sistema. 

É saudável ser um no sistema familiar, mas ser alguém individualmente também é vital para o desenvolvimento humano.

A terapia sistêmica oferece essa escuta e acolhimento para ajudar a pessoa a se encontrar consigo mesma, aprender a colocar limites e poder estar no sistema de um jeito saudável para si e assim contribuir para o sistema também se atualizar e ser funcional.
 

EMDR

A psicoterapia EMDR é uma abordagem psicoterapêutica de reprocessamento de traumas. Ela atua no desbloqueio de memórias dolorosas por meio da estimulação bilateral do cérebro através dos movimentos dos olhos, ou movimentos táteis.

Algumas experiências traumáticas dolorosas podem ficar armazenadas de forma disfuncional, com o cérebro impedindo as pessoas de viverem uma vida plena. O EMDR propõe rever essas memórias traumáticas e reprocessá-las tornando as funcionais.

Algumas vezes as pessoas sofrem  uma situação de estresse  pontual, como um acidente de carro, por exemplo, e podem desenvolver um temor ou uma sensação de incapacidade de dirigir. 


Esse é um tipo de trauma simples no qual a terapia de EMDR pode ajudar.

Mas tambem é possível tratar um trauma complexo, por exemplo, uma vida em que a pessoa foi negligenciada, invalidada, mal tratada, abusada e se forma uma rede de crenças negativas e perturbadoras que operam impedindo a capacidade de enfrentar desafios, superar dificuldades, viver uma vida em sua plenitude. Esse é um exemplo de trauma complexo, a terapia de EMDR também é indicada para atuar reprocessando essas redes de memórias disfuncionais.

O modelo EMDR postula que grande parte das psicopatologias é devida ao fato de que  determinadas experiencias não puderam ser assimiladas e permanecem armazenadas de forma disfuncional.

O trabalho terapêutico tem ênfase em que o terapeuta promova um apego seguro, oferecendo ao paciente uma nova experiência de segurança emocional, para que ele possa tomar para si toda sua potencialidade, espontaneidade para viver de acordo com suas capacidades reais.

bottom of page